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Carreira ITIL®

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O que é ITIL®?

ITIL® define as boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, na operação e no Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação.

As organizações buscam promover qualidade em seus serviços de TI com boas práticas, ao contrário de normas e metodologias, as mesmas devem ser adaptadas conforme a necessidade de cada organização, não existindo regras para aplicar os conceitos definidos.

Este framework foi criado pelo governo do Reino Unido em meados dos anos 80, apresentando um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais, tais como:

  • Criar a estratégia para o negócio;
  • Desenhar e fazer a transição dos serviços e da operação
  • Melhorar continuamente os serviços

Estes procedimentos gerenciais foram criados com o intuito de alcançar o alinhamento estratégico com o negócio e acumula desde então boas práticas para a tecnologia da informação.

 

 

O que é a carreira ITIL®?

Carreira ITIL® é um conjunto de treinamentos que visam instruir o aluno desde os fundamentos do gerenciamento dos serviços de TI até a sua especialização, o tão sonhado ITIL® Expert.

 

ITIL® Foundation

Certificate in IT Service Management

  • Resumo
    ITIL® Foundation é a certificação introdutória e neste nível os profissionais terão o primeiro contato com os fundamentos deste renomado framework. ITIL® Foundation é a certificação mais importante para profissionais de TI e funcionários que desejam saber mais sobre o Gerenciamento de Serviços.
  • Público Alvo
    Você, profissional de TI, gerente de negócios ou dono de um processo de negócios de uma organização que opera de acordo com a ITIL®. Depois de obter o certificado, você vai entender como o programa do exame da ITIL® contribuirá para aumentar a qualidade do Gerenciamento de Serviços de TI. Sua função e habilidades são importantes para melhorar a performance.
  • Contexto
    ITIL® Foundation permite que você obtenha base de conhecimento para um programa completo de exames da ITIL® e adquira vários certificados em Gerenciamento de Serviços de TI. Isso vai mostrar que você poderá trabalhar consistentemente de acordo com a ITIL®, melhorar suas qualidades para trabalhar com outras pessoas certificadas em ITIL®.
  • Conhecimento prévio
    Nenhum
  • Conteúdo
    Fundamentos da ITIL®
  • Detalhes do exame
    • Número de Questões: 40
    • Índice de Aprovação: 65% (26 de 40)
    • Utilização de material de apoio durante o exame: não
    • Utilização de equipamentos eletrônicos durante o exame: não
    • Nível de Qualificação: ITIL® Foundation

 

ITIL® Intermediate (Intermediário)

Este é um conjunto de 10 certificações de nível intermediário, para profissionais que desejam progredir em sua carreira dentro das práticas de gestão de serviços de TI. Veja a lista destas certificações a seguir:

75 %
Seu nível ao completar esta fase
após realizar as 4 provas

ITIL® Operational Support and Analysis Certificate - OSA

4 pontos

Um exame prático para organizações que trabalham de acordo com a ITIL® e que aplicam Gerenciamento de Serviços de TI. A ênfase está em princípios e processos operacionais dentro do ciclo de vida de serviços. Análise de serviços e continuidade de entrega são essenciais.

ITIL® Planning, Protection and Optimization Certificate - PPO

4 Pontos

A continuidade de serviços é essencial para qualquer organização. Planejamento, Proteção e Otimização de serviços assegura a continuidade. O gerenciamento de demanda, capacidade e disponibilidade desempenha um papel importante neste contexto, tornando este módulo indispensável para qualquer um envolvido direta ou indiretamente no provimento de serviços ou responsáveis pelo seu funcionamento.

ITIL® Release, Control and Validation Certificate - RCV

4 Pontos

Um aspecto importante do Gerenciamento de Serviços de TI é o novo ciclo de liberação. O controle e validação do (novo) serviço também requer considerações. Este módulo ajuda profissionais de TI a aprofundarem seus conhecimentos sobre implementação de novos serviços em uma organização de TI.

ITIL® Service Offerings and Agreements Certificate - SOA

4 Pontos

Este módulo é para profissionais envolvidos com acordos de Gerenciamento de Serviços de TI. Acordar Níveis de Serviço (SLAs) apropriados e contratos com fornecedores para evitar mal-entendidos e garantir a entrega suave e oportuna de serviços.

Existem 2 (dois) pré requisitos para estas provas:

  1. Ser certificado ITIL® Foundation
  2. Ter participado de um treinamento oficial de ITIL® Intermediate, ou seja, treinamentos acreditados pela Exin.

Vamos ver cada um dos treinamentos oferecidos pela UniCIT.

ITIL® Operational Support and Analysis Certificate - OSA

Resumo
Público Alvo
Contexto
Pré-requisito
Conteúdo
Detalhes do exame
  • Um exame prático para organizações que trabalham de acordo com a ITIL® e que aplicam Gerenciamento de Serviços de TI. A ênfase está em princípios e processos operacionais dentro do ciclo de vida de serviços. Análise de serviços e continuidade de entrega são essenciais.

  • Você que é gerente de incidente, gerente de serviço (ou nível de serviço), profissional de TI, gerente de negócios ou dono do processo de negócio e envolvido em conduzir os processos operacionais em sua organização. Você que gostaria de conhecer mais sobre Operational Support and Analysis. Você que contribui direta ou indiretamente para o nível mais elevado do Gerenciamento de Serviços de TI.

  • Você que está envolvido regularmente ou diariamente com suporte operacional do Gerenciamento de Serviços de TI. Isso pode prevenir ou resolver rapidamente incidentes, gerenciando direitos de acessos ou qualquer forma de atividades operacionais.

  • - Certificado de ITIL® Foundation em Gerenciamento de Serviço de TI*
    - Ter participado de um treinamento oficial de ITIL® Intermediate, ou seja, treinamentos acreditados pela Exin.

  • 1. Introdução para Suporte Operacional e Análises
    2. Gerenciamento de Evento
    3. Gerenciamento de Incidente
    4. Cumprimento da solicitação
    5. Gerenciamento de Problema
    6. Gerenciamento de Acesso
    7. O Service desk
    8. Papéis e Responsabilidades
    9. Tecnologia e Considerações de implementação

  • • Número de questões: 8
    • Índice de Aprovação: 70% (28 de 40)
    • Utilização de material de apoio durante o exame: não
    • Nível de Qualificação: Intermediário

ITIL® Planning, Protection and Optimization Certificate - PPO

Resumo
Público Alvo
Contexto
Pré-requisito
Conteúdo
Detalhes do Exame
  • A continuidade de serviços é essencial para qualquer organização. Planejamento, Proteção e Otimização de serviços para assegurar a continuidade. O gerenciamento de demanda, capacidade e disponibilidade desempenha um papel importante neste contexto, tornando este módulo indispensável para qualquer um envolvido direta ou indiretamente no provimento de serviços ou responsáveis pelo seu funcionamento.

  • Você que é um profissional de TI, gerente de negócios ou dono do processo de negócios e parte da equipe operacional da sua organização. Você que gostaria de saber mais sobre gerenciamento de demanda, capacidade, disponibilidade, segurança, riscos e ITSCM e acordos de serviços associados. Você que contribui para o nível mais elevado de Gerenciamento de Serviços de TI.

  • O certificado mostra que você possui conhecimento em planejamento, proteção e otimização no campo de Gerenciamento de Serviços de TI. Você conhece os princípios para o desenho, implementação, suporte e melhoria de processos. Você inspeciona os riscos e fatores críticos de sucesso. O certificado é adequado para a função prática.

  • - Certificado de ITIL® Foundation em Gerenciamento de Serviço de TI*
    - Ter participado de um treinamento oficial de ITIL® Intermediate, ou seja, treinamentos acreditados pela Exin.

  • • Desenho de Serviço em PPO e contexto de ciclo de vida;
    • Processos em todo ciclo de vida do serviço referente aos elementos de prática dentro de planejamento, proteção e otimização;
    • Gerenciamento da Capacidade como uma capacidade de realizar com sucesso o desenho do serviço;
    • Gerenciamento da Disponibilidade como uma capacidade de realizar com sucesso o desenho de serviço;
    • Gerenciamento da Continuidade de Serviços de TI como uma capacidade para dar suporte ao Gerenciamento da Continuidade de Negócios;
    • Gerenciamento da Segurança da Informação como parte do framework global de governança corporativa;
    • Planejamento, proteção, otimização e papéis e responsabilidades;
    • Tecnologia e considerações sobre implementações;
    • Papéis organizacionais relevantes ao PPO;

    O aluno vai estudar especialmente os seguintes processos e áreas fundamentais da ITIL®;
    • Gerenciamento da Capacidade;
    • Gerenciamento da Disponibilidade;
    • Gerenciamento da Continuidade de Serviços de TI;
    • Gerenciamento da Segurança da Informação;
    • Gerenciamento de Demanda;
    • Desafios, fatores críticos de sucesso e planejamento de riscos, proteção e otimização.

  • • Número de questões: 8
    • Índice de Aprovação: 70% (28 de 40)
    • Utilização de material de apoio durante o exame: não
    • Nível de Qualificação: Intermediário

ITIL® Release, Control and Validation Certificate - RCV

Resumo
Público Alvo
Contexto
Pré-requisito
Conteúdo
Detalhes do Exame
  • Um aspecto importante do Gerenciamento de Serviços de TI é o novo ciclo de liberação. O controle e validação do (novo) serviço também requer considerações. Este módulo ajuda profissionais de TI a aprofundarem seus conhecimentos sobre implementação de novos serviços em uma organização de TI.

  • Você é um profissional de TI, gerente de negócios ou dono do processo de negócios e parte da equipe operacional da sua organização. Você deseja saber mais sobre os processos de liberações, controle e validação dentro do Gerenciamento de Serviços e como aplicar este conhecimento. Na sua função, você contribui direta ou indiretamente para níveis mais elevados de Gerenciamento de Serviços de TI.

  • Esse certificado fornece um entendimento mais profundo sobre liberação, controle e validação de serviços. O certificado é adequado para função prática na qual se requer habilidade específica para Gerenciamento de Serviços. Você é capaz de lidar com as solicitações, avaliar e apoiar o processo de decisão. Você garante qualidade do evento de mudanças e transição de serviços.

  • - Certificado de ITIL® Foundation em Gerenciamento de Serviço de TI*
    - Ter participado de um treinamento oficial de ITIL® Intermediate, ou seja, treinamentos acreditados pela Exin.

  • • A importância do gerenciamento de serviço como conceito de prática e príncipios de transição de serviço, propósito e objetivo;
    • A importância da ITIL® Release, Control and Validation enquanto fornece serviço
    • Como todos os processos em ITIL® Release, Control and Validation interage com outros processos de serviços do ciclo de vida;
    • Quais são os processos, atividades, métodos e funções usados em cada processo de ITIL® Release, Control and Validation;
    • Como usar os processos da ITIL® Release, Control and Validation, atividades e funções para alcançar um operacional perfeito;
    • Como mensurar a ITIL® Release, Control and Validation;
    • A importância da segurança em TI e sua contribuição para ITIL® Release, Control and Validation;
    • As considerações de tecnologia e implementação no ambiente da ITIL® Release, Control and Validation;
    • Gerenciamento de mudança como uma capacidade de realizar com sucesso a transação de serviço;
    • Serviço de validação e teste como uma capacidade de assegurar a integridade e qualidade da transição do serviço;
    • Serviço de asset e gerenciamento de configuração como uma capacidade para monitorar o estado da transação do serviço;
    • Gerenciamento do conhecimento como parte da melhoria da gestão de apoio à decisão em curso e capacidade de prestação de serviços;
    • Cuprimento da solicitação e evolução da mudança para assegurar reunião comprometida com a performance do nível do serviço;
    • Processo das funções e reponsabilidades de Release, Control and Validation.
    • Tecnologia e considerações sobre implementações.
    • Desafios, fatores critícos de sucesso e planejamento de riscos associado com ITIL® Release, Control and Validation

  • • Número de questões: 8
    • Índice de Aprovação: 70% (28 de 40)
    • Utilização de material de apoio durante o exame: não
    • Nível de Qualificação: Intermediário

ITIL® Service Offerings and Agreements Certificate - SOA

Resumo
Público Alvo
Contexto
Pré requisito
Conteúdo
Detalhes do Exame
  • Este módulo é para profissionais envolvidos com ofertas comerciais e acordos de ITSM. O aluno também aprende a criar acordos apropriados Nível de Serviço ( SLAs) e contratos com fornecedores a fim de evitar mal-entendidos e garantir a entrega suave e oportuna de serviços.

  • Você faz parte de uma equipe operacional e sua equipe está envolvida no Serviço de Gerenciamento de Portfolio , Serviço de Gerenciamento de Catálogo , Gerenciamento de Nível de Serviço, Gestão de Demanda , Gestão de Fornecedores , Gestão Financeira ou do negócio e Gerenciamento de Relacionamento. Isto é particularmente adequado para os gestores de serviço (ou de nível de serviço ) e gestores de portfólio.

  • Seu papel envolve atividades operacionais relativas às ofertas , contratos , responsabilidades e acordos ( de nível de serviço ) . O conhecimento a partir deste módulo irá permitir-lhe contribuir para uma maior qualidade de suporte de serviços de TI dentro da organização.

  • - Certificado de ITIL® Foundation em Gerenciamento de Serviço de TI*
    - Ter participado de um treinamento oficial de ITIL® Intermediate, ou seja, treinamentos acreditados pela Exin.

  • Visão geral dos processos do SOA bem como seus princípios básicos ;
    • O valor para o negócio de atividades relacionadas ao SOA ;
    • Como os processos do SOA dependem de um bom business case ;
    • Como os processos do SOA dependem de uma boa compreensão e do retorno sobre o investimento (ROI) ;
    • Processos em todo o ciclo de vida do serviço referentes às ofertas de serviços e acordos.

    Curriculum:

    • Gerenciamento do portfólio de serviços, que fornece documentação para serviços e serviços potenciais em termos de negócios ;
    • Gerenciamento do catálogo de serviço , que está preocupado com a produção e documentação do catálogo de serviços de uma empresa de um ponto de vista técnico;
    • Gerenciamento de nível de serviço , que estabelece um acordo de nível de serviço (SLA), estrutura e garante que todos os SLAs têm uma estrutura de suporte subjacente no lugar ;
    • Gerenciamento de demanda. Identifica os padrões das atividades do negócio com o intuito de permitir a estratégia adequada a ser implementada ;
    • Gestão de fornecedores. Esta gestão garante que todos os parceiros e fornecedores são geridos de forma adequada ela inclui também a gestão de contratos ;
    • Gestão financeira dos serviços de TI. Inclui a garantia de compreensão do valor do serviço e a gestão de todas as considerações financeiras ;
    • Gestão de relacionamento de negócios. Esta gestão garante que as necessidades do cliente são identificadas corretamente .

  • • Número de questões: 8
    • Índice de Aprovação: 70% (28 de 40)
    • Utilização de material de apoio durante o exame: não
    • Nível de Qualificação: Intermediário

O profissional torna-se um ITIL® Expert ao acumular 21 créditos (pontos). Existem certificações que fornecem ao aprovado 3 créditos e outras oferecem 4 créditos. A única certificação que oferece 5 créditos é a Managing Across the Lifecycle Certificate - MALC.

ITIL® Managing Across the Lifecycle Certificate - MALC

Resumo

Gerenciamento de Serviços de TI é um processo contínuo. Este certificado se concentra na área de gestão de ITIL®, sob a perspectiva de planejamento, implementação, estratégia de mudança e gerenciamento de riscos. Participantes consideram Gerenciamento de Serviços de TI a longo prazo.

Público Alvo

Um certificado para CIOs, Gerentes de TI Senior, Supervisores e Gerentes de TI, profissionais de TI e praticantes de operações de TI. Você que está envolvido com monitoração do ciclo de vida da ITIL® e melhoria do Gerenciamento de Serviço de TI em sua organização.

Contexto

O certificado é compulsório para qualquer um que deseja obter o certificado de ITIL® Expert. ITIL® Expert é o requerimento inicial para quem deseja o título de ITIL® Master no Gerenciamento de Serviços de TI.

Pré-requsitos

- Certificado de ITIL® Foundation em Gerenciamento de Serviço de TI*
- Ter participado de um treinamento oficial de ITIL® Intermediate, ou seja, treinamentos acreditados pela Exin.
- Você também precisa comprovar pelo menos 15 créditos através das qualificações do ITIL® Service Lifecycle ou Service Capability.

Detalhes do Exame

• Número de questões: 10
• Índice de Aprovação: 70% (35 de 50)
• Utilização de material de apoio durante o exame: não
• Nível de Qualificação: Intermediário

100 %
Após esse ultimo certificado você se torna um ITIL Expert!
Foi uma longa jornada!

Certificação ITIL® Master

A qualificação ITIL® Master valida a sua capacidade de aplicar os princípios, métodos e técnicas da ITIL® no local de trabalho.Para atingir a Certificado ITIL® Master, você deve ser capaz de explicar e justificar como você pessoalmente selecionou e aplicou uma gama de conhecimentos, princípios, métodos e técnicas do framework ITIL® e técnicas de gestão de apoio, para alcançar resultados de negócios desejados em uma ou mais tarefas práticas.

Cada candidato ITIL® Master seleciona um intervalo diferente, pessoal de experiências, este procedimento deve ser adotado pois não existe um currículo fixo para esta qualificação.

Também não há treinamento formal uma vez que a teoria a ser testada irá variar dependendo da natureza da situação que cada candidato irá escolher.Para ser elegível para a Certificado ITIL® Master, você deve:

·        Ter atingido o nível ITIL® Expert;
·        Ter trabalhado na gestão de serviços de TI , pelo menos, cinco anos de liderança , de gestão, consultoria ou níveis mais elevados de gestão.

Para mais informações sobre a ITIL® Master clique AQUI.  https://www.axelos.com/qualifications/itil-qualifications/itil-master

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