ITIL 4

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Em novembro de 2017, a AXELOS Global Best Practice anunciou que o ITIL®, a estrutura de gerenciamento de serviços mais usada no mundo, seria atualizado ao longo de 2018.

Esta é uma iniciativa liderada pela comunidade e pelo setor e a PeopleCert trabalhou com uma equipe de especialistas do setor em todo o mundo, incluindo 150 redatores de conteúdo, revisores e colaboradores de toda a indústria de TI.

Também foi criado o Grupo de Desenvolvimento do ITIL, agora com mais de 2.000 membros, o que ajudou a orientar o desenvolvimento do ITIL 4 e continua a fazê-lo.

A atualização incluirá orientações práticas sobre como modelar e adaptar sua estratégia de gerenciamento de TI no ambiente moderno cada vez mais complexo.

 

ITIL 4 Certification

 

A primeira versão do ITIL 4 será o nível da Fundação (Foundation), foi lançado globalmente no dia 28 de Fevereiro, com os seguintes níveis no H2 2019. O esquema de certificação compartilhado abaixo está alinhado com o ITIL v3 e foi simplificado para fornecer caminhos claros para os profissionais continuarem sua jornada ITIL.

 

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Esquema de Certificação ITIL 4:

 

  • O ITIL Managing Professional (ITIL MP) é voltado para profissionais de TI que trabalham com equipes de tecnologia e digitais nos negócios. O fluxo de gerenciamento profissional (MP) fornece conhecimento prático e técnico sobre como executar projetos, equipes e fluxos de trabalho de TI bem-sucedidos.

 

  • O ITIL Strategic Leader (ITIL SL) reconhece o valor da ITIL, não apenas para as operações de TI, mas para todos os serviços habilitados digitalmente. Tornar-se um ITIL Strategic Leader (ITIL SL) demonstra que o profissional tem uma compreensão clara de como a TI influencia e direciona a estratégia de negócios.

 

Para obter a designação ITIL Managing Professional ou ITIL Strategic Leader, o profissional deve completar todos os módulos em cada fluxo, com o ITIL Strategist sendo um módulo universal para ambos os fluxos.

 

 

Como fazer a transição para o ITIL 4: A AXELOS criou rotas recomendadas que permitem que os candidatos façam a transição para a ITIL 4, enquanto ainda obtêm as habilidades e os conhecimentos necessários para entender os conceitos centrais da orientação atualizada.

ITIL  Foundation V3: Se um candidato utilizou o ITIL v3 Foundation, a abordagem recomendada é usar o ITIL 4 Foundation para poder fazer a transição para o novo esquema. Há uma grande quantidade de material novo no ITIL 4 Foundation, portanto, um novo exame único é necessário para avaliar o conhecimento do aluno final sobre as novas orientações da ITIL 4 Foundation.

ITIL V3 Intermediate (3 ou 4 créditos alcançados): Aprendizes finais com um número baixo de créditos além da Foundation têm duas opções recomendadas para fazer a transição para o ITIL 4, dependendo do que desejam alcançar no esquema.

 

OPÇÃO 1: Eles são encorajados a usar a ITIL 4 Foundation e um módulo adicional em sua área de interesse preferida, tornando-se um Especialista em ITIL, Estrategista ou Líder. * * pré-requisito adicional necessário

Se um candidato não tiver a intenção de buscar a designação do ITIL Managing Professional, o caminho recomendado para esses candidatos seria o de levar o módulo mais relevante em sua área de prática / interesse.

 

OPÇÃO 2: Eles são incentivados a obter 17 créditos do ITIL v3 para se tornarem elegíveis para o módulo de transição do ITIL Managing Professional.

Se um aluno final quiser trabalhar para alcançar a designação do ITIL Managing Professional e, precisará continuar a coletar os créditos v3 até que tenha obtido os 17 créditos necessários para ter acesso ao módulo de Transição Profissional Administrativa.

O benefício disso é que eles são elegíveis para passar rapidamente pelo curso e exame do v3 Managing Across the Lifecycle. Eles também podem continuar coletando créditos antes que os módulos examináveis ​​do ITIL Managing Professional sejam lançados.

 

ITIL Intermediário / Praticante (6 ou mais créditos alcançados além da Fundação): Se um aluno final tiver obtido 6 créditos ou mais desde a v3 Foundation, então é do seu interesse continuar coletando os créditos v3 para prepará-los para uma transição fácil para o ITIL 4 e obter a designação do ITIL Managing Professional.

Eles precisarão atingir 17 créditos para se qualificar para o módulo de transição profissional de gerenciamento de ITIL.

 

ITIL v3 Expert: Se um candidato tiver alcançado o ITIL v3 Expert, ele poderá usar o módulo de transição do ITIL Managing Professional logo que for lançado para obter a designação do ITIL Managing Professional.

Depois de obter a designação do ITIL Managing Professional, se o aluno final estiver interessado em seguir o fluxo do ITIL Strategic Leader (ITIL SL), ele só precisará concluir o módulo Líder de Estratégia e Digital da ITIL.

Depois de concluírem os dois fluxos, eles poderão se mover para o ITIL Master.

 

DIFERENÇAS ENTRE ITIL v3 E ITIL 4

 

Sistema de valor de serviço:  O ITIL evoluiu além da entrega de serviços para fornecer entrega de valor de ponta a ponta. O foco está agora na co-criação de valor através da relação de serviço. A estrutura atualizada enfocará a facilitação da co-criação de valor por meio de um sistema de valores de serviço (SVS). O SVS representa como diferentes componentes e atividades podem trabalhar juntos, em qualquer tipo de organização, para facilitar a criação de valor através de serviços de TI. Na ITIL 4, os clientes são um elemento essencial no processo de criação de valor.

 

Cadeia de valor de serviço: Incorporada no SVS está a cadeia de valor de serviço (SVC). A cadeia de valor do serviço é a conjunto de atividades interconectadas que, quando seqüenciadas de maneira correta, proporcionam modelo para a criação, entrega e melhoria contínua dos serviços. O valor do serviço cadeia permite que uma organização defina um número de variantes dessas seqüências conhecidas como fluxos de valor, dos quais o ciclo de vida do serviço v3 é um desses exemplos. A cadeia de valor do serviço é flexível e pode ser adaptada a múltiplas abordagens, incluindo equipes de entrega com foco no produto, DevOps e TI centralizada. A adaptabilidade da cadeia de valor permite que as organizações reajam às mudanças nas demandas suas partes interessadas da maneira mais eficaz e eficiente.

 

Princípios orientadores: Os princípios orientadores da ITIL, introduzidos pela primeira vez no ITIL Practitioner, estão no centro da ITIL 4. Os princípios orientadores ajudam os profissionais de TI a adotar e adaptar as diretrizes do ITIL ao seu próprio necessidades e circunstâncias específicas. Estes princípios orientadores podem (e devem) ser seguidos em todas as etapas da prestação de serviços. Eles permitem que profissionais definam abordagens e naveguem decisões difíceis.

 

Os princípios orientadores da ITIL são:

  • Foco no valor
  • Comece onde você está
  • Progresso iterativo com feedback
  • Colabore e promova visibilidade
  • Pense e trabalhe holisticamente
  • Mantenha-o simples e prático
  • Otimize e automatize

 

Os princípios orientadores fornecem uma visão abrangente e holística de como um serviço (bem como uma organização de gerenciamento de serviços) deve gerenciar e executar seu trabalho. O foco em colaboração, automação e manter as coisas simples, reflete os princípios encontrados no Agile, DevOps e metodologias Lean.

 

Práticas ITIL: O que atualmente é conhecido no ITIL v3 como “processos” está sendo expandido para considerar outros elementos como cultura, tecnologia, gerenciamento de informações e dados e muito mais. Este visão holística de uma forma de trabalhar é conhecida como “prática” na ITIL 4, e forma um parte do framework ITIL 4. As práticas de ITIL descritas no ITIL 4 manterão o valor e a importância fornecidos pelo processos atuais da ITIL, ao mesmo tempo em que se expandem para serem integrados a diferentes gerenciamento de serviços e TI, da demanda ao valor. O framework ITIL 4 reforçará um abordagem flexível e sem silos para a aplicação de práticas ITIL.

Quatro dimensões: Para suportar uma abordagem holística ao gerenciamento de serviços, o ITIL também define quatro dimensões que coletivamente são críticos para a facilitação eficaz e eficiente de valor para os clientes e outras partes interessadas na forma de produtos e serviços. As quatro dimensões representam perspectivas relevantes para todo o valor do serviço sistema. Todos se aplicam ao gerenciamento de serviços e aos serviços gerenciados em todo o organização.

Integração com outras práticas e novas formas de trabalhar: A ITIL 4 refletirá outras estruturas e integrará novas formas de trabalho, incluindo Agile, DevOps, Lean, governança de TI e liderança. Os princípios orientadores baseiam-se em formas comprovadas de trabalhar e fomentar uma cultura de colaboração centrada no cliente, trabalhando de forma holística e ganhando feedback contínuo. A ITIL 4 fornecerá a flexibilidade necessária para adotar e adaptar é relevante para cada negócio e organização, reforçando os fundamentos para a oferecendo serviço de TI de qualidade. Tudo isso define ITIL e gerenciamento de serviços em um contexto estratégico, reunindo ITSM, Desenvolvimento, Operações, relações comerciais e governança em uma abordagem holística. Este é um modelo verdadeiramente integrado para gerenciamento de serviços digitais.

 

E muito mais!

A estrutura da ITIL 4 também inclui atividades de governança que permitem às organizações alinhar continuamente suas operações com a direção estratégica estabelecida pelo corpo diretivo. A ITIL 4 fornece às organizações um modelo de melhoria simples e prático para manter sua resiliência e agilidade em um ambiente em constante mudança.

 

Nós, da UniCIT, já estamos aplicando o exame ITIL 4, você pode fazer seu agendamento através do nosso site clicando aqui ou por telefone através do número: (61) 3209 8500

Fique ligado! Em breve estaremos ministrando o treinamento.

Aguardem!!