Perfil: Leonardo Leão

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Leonardo Leão: Profissional com grande vivência na implementação de práticas de gerenciamento de serviço, gestão e governança de TIC ministrará o treinamento de ITIL Intermediate RCV na UniCIT.

Leonardo Leão é bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade de Negócios e Tecnologia da Informação (FACNET), ITIL Expert em Gerenciamento de Serviço de TI pela PEOPLECERT, Consultant/Manager em Gerenciamento de Serviço de TI baseado na ISO/IEC 20000 pela EXIN, COBIT 4.1 Foundation pela ISACA, COBIT 5 Foundation pela APMG-International e GeneXus Analyst pela Artech/Uruguai.

Trabalha com gerenciamento de serviço, gestão e governança de TIC há mais de 13 anos, tendo atuado como Consultor Sênior em projetos de grande vulto no âmbito da Administração Pública e no setor privado.

É Instrutor credenciado pela EXIN para ministrar treinamentos oficias na carreira ITIL e ISO/IEC 20000, tendo auxiliado na capacitação de mais de 500 profissionais nessas áreas de conhecimento durante os últimos sete anos.

Como Pesquisador, atuou recentemente num projeto de pesquisa aplicada junto à Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (STI/MP), para o desenvolvimento de um modelo de governança de TIC para os órgãos e entidades pertencentes ao Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).

No próximo mês, Leonardo será o responsável por ministrar o treinamento Preparatório para a Certificação ITIL RCV, na UniCIT, que iniciará o seu período de inscrições nessa semana. Foi sobre este assunto que o profissional conversou com a equipe de Comunicação da Universidade Corporativa.

Inicialmente, o instrutor falou sobre como foi o processo de criação da biblioteca ITIL, que foi idealizada na década de 80 como uma iniciativa do governo britânico e se tornou um padrão para o gerenciamento de serviço de TI em meados da década de 90.

“A segunda versão da biblioteca se tornou vastamente popular e, em 2007, foi totalmente remodelada sem perder a sua essência, estruturando os seus processos por meio do ciclo de vida do serviço. Em 2011 a biblioteca passou por mais uma atualização, versão a qual utilizamos atualmente. Hoje, temos uma biblioteca ampla, que preconiza um conjunto de boas práticas de gerenciamento de serviços de TI, com vistas a garantir a entrega de valor aos clientes de TI da organização por meio do provimento de serviços. Isso traz um grande paradigma para a TI em termos de gestão. Hoje, as organizações de TI têm de se comportar como verdadeiros provedores de serviços, deixando de ser puramente fornecedores de tecnologias”, explica.

Sobre os benefícios da capacitação em ITIL e a aplicação dos processos de gerenciamento de serviços de TI na prática, Leão é direto ao afirmar que o foco dos profissionais de TI deve ser no desenvolvimento de competências que lhes permitam analisar cenários organizacionais complexos e aplicar práticas de gerenciamento de serviço como pano de fundo, com vistas à resolução de problemas no âmbito das organizações. Isso vale para os profissionais que vão atuar no dia-a-dia desenhando processos, ou operando-os. “Do lado da consultoria ou da operação, eles precisam ser capacitados para desempenhar o seu papel. É necessário saber como o gerenciamento de serviços se integra dentro de um modelo maior, que é o modelo de gestão de TI da organização. Então, o profissional precisa ser capacitado para isso”, conta.

Sobre o treinamento ITIL RCV, Leonardo fala a respeito da metodologia de ensino adotada por ele, que consiste em uma abordagem ampla dos conceitos preconizados pela biblioteca, ou seja, o conhecimento é aplicado com foco na careira do aluno e não somente no fato de que ele será submetido a uma prova de certificação.

“Eu não gosto de focar apenas na certificação. Eu não concordo com a metodologia em que o aluno chega e eu apenas leio slides para ele, pois o que eu almejo é que ele consiga utilizar os conceitos de gerenciamento de serviço de TI na prática. Então, eu ministro o treinamento em cima do conteúdo formal, mas passo por esse conteúdo dando exemplos, traçando paralelos com a realidade, com a prática. Não faço isso só com base na minha experiência, mas com a dos alunos também. Isso é enriquecedor. Eu vou passar dicas de provas e de estudo, sim, mas irei passar o racional para interpretar a prova, o que já é um grande desafio. Então, iremos conversar sobre como se preparar, sobre o que o aluno precisa entender, já que sempre digo aos meus alunos ‘não decorem, procurem entender’. Por isso, eu trago o conteúdo para a prática. O meu objetivo é incentivar o aluno para que ele faça uma análise crítica de cenário, através dos conceitos vistos e utilize a ITIL como plano de fundo”, encerra.

Um pouco sobre o RCV:

O ITIL Intermediate RCV aborda, primariamente, às práticas de gerenciamento de serviço de TI relacionadas a transição do serviço. A palavra central e que define esta certificação ITIL é CONTROLE, inclusive, o seu acrônimo é Release Control and Validation (Controle de Liberação e Validação). Adotar os processos de gerenciamento de serviço à luz dos conceitos preconizados no RCV significa atualizar, controlar e validar aquilo que está sendo implementado […] e implementar o que foi especificado no desenho para atender às necessidades do cliente de serviço de TI, garantido que o que está sendo implementado não causará impacto negativo na operação de TI e, por consequência, na operação das estruturas de negócio do cliente de serviço de TI.

Treinamento preparatório ITIL RCV:

Período do treinamento: 11/04/2017 a 27/04/2017
Dias da semana: Terça e Quinta
Horário: 19h às 23h
Prazo para inscrição: 24/03/2017
Inscrições: Clique Aqui.

Estar preparado é a melhor forma de estar entre os melhores. Que tal investir mais na sua carreira? Faça o preparatório para ITIL RCV, faça UniCIT.